Pra que serve o ultrassom Doppler da carótida?

voir ceci ici Pra que serve o ultrassom Doppler

As artérias carótidas constituem um par de vasos localizados nos dois lados do pescoço que levam sangue do coração para cabeça e o cérebro.
O Ultrassom da carótida avalia a presença de estreitamentos (estenoses) nessas artérias, que aumentam o risco de derrame ou acidente vascular cerebral (AVC). Esses estreitamentos são provocados pelo acúmulo de placas de gordura (aterosclerose) e o diagnóstico precoce dessa condição permite o tratamento preventivo, reduzindo o risco do derrame.
O ultrassom Doppler das carótidas é recomendado para pacientes com suspeita de derrame e para indivíduos que apresentem fatores de risco para aterosclerose, entre eles:
- hipertensão arterial
- diabetes
- colesterol elevado
- história familiar de derrame
- história de infarto ou entupimento das coronárias
- presença de sopro no exame clínico do pescoço realizado por seu médico

Dependendo do grau de estreitamento encontrado nas carótidas, seu médico poderá recomendar o tratamento clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico consiste em medidas de mudança no estilo de vida (dieta balanceada, exercícios físicos, emagrecimento e evitar tabagismo) e medicamentos para reduzir o colesterol.
O tratamento cirúrgico pode ser através da remoção da placa com cirurgia aberta (endarterectomia), ou abertura da placa utilizando a técnica minimamente invasiva endovascular (angioplastia) que envolve o uso de cateteres e guias introduzidos por dentro dos vasos e guiados por raio X.